A minha oficina na
disciplina de Educação Inclusiva apresentada junto com os demais colegas de
turma, alcançou um resultado satisfatório. Iniciamos com uma pequena dinâmica
onde perguntamos a turma o que são coisas de menino e de menina, para estarmos
escrevendo nos cartazes colados no quadro, um rosa e um azul. A medida que eles
iam “coisas de menina”, eram escritos no cartaz rosa e, “coisas de menino” no
cartaz azul. Em um determinado momento foi trocado propositalmente, ou seja, invertemos
as atividades de meninos e meninas com as cores relacionadas, neste momento, a
turma se espantou com a troca, e que realmente é normal esse espanto, porque a
gente mesmo tentando desconstruir a todo o momento essa ideologia, o nosso
subconsciente está designado a estranhar que menina pode brincar de carrinho
por exemplo. Fizemos uma análise com alguns conceitos estudados do Módulo I e
III e com processo histórico de transformação desses conceitos baseado no livro
“Gênero e Diversidade na Escola”. Em seguida apresentamos um vídeo em que desconstrói
toda a característica de que a mulher é o sexo frágil e sensível.
Para finalizar, foi proposto
um debate dividindo a turma em “contra” e “a favor” sorteando um determinado
tema. Tivemos a ajuda de três jurados para analisar qual grupo construiu melhor
os seus argumentos e suas reflexões. Foi um momento de reflexão, de construir
saberes e de refletir como nós educadores estamos levando esses conceitos para
a sala de aula.
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