quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Experiência em Sala de Aula: Ideologia de Gênero


Sou professora da Educação Infantil em uma escola privada e, presenciei uma experiência em sala de aula com meus alunos de cinco anos. Estávamos no momento livre com a massinha e, de ínicio, fui distribuindo as massinhas para cada um e perguntando a cor que eles queriam. Cada um escolheu a sua cor, quando chegou a vez do aluno que escolheu a cor rosa, todos começaram a rir e, um outro colega disse: Rosa é de menina cara! 
Foi ali, naquele momento, que percebi o quanto a família, a sociedade e a mídia impõe essa ideologia de gênero desde muito cedo. Tentei desconstuir a situação perguntando o porquê das risadas e construi um diálogo com a turma explicando que todas as cores podem ser usadas por todos, tanto por meninos quanto por meninas, que não teria problema nenhum o colega brincar com a massinha rosa e a colega com a massinha azul, se houvesse o caso. Senti que a turma ficou reflexiva diante deste assunto abordado. Depois deste dia, todos querem brincam com diversas cores que não brincavam antes. Até no dia do brinquedo, os grupinhos se interagiram mais um com os outros.

As crianças já vem de casa com uma ideologia implantada pela família de que a cor azul é de meninos e a cor rosa é de meninas e, felizmente, a partir de grupos femininos que trouxeram essas discussões de igualdade de gênero que podemos hoje desconstruir esses conceitos impostos pela sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário