quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Educação Inclusiva: pressupostos teóricos e dimensões políticas

O texto explica o processo histórico da Educação Especial que, antes os alunos possuíam um atendimento especial substitutivo, e nos dias atuais, através das diretrizes internacionais, torna-se obrigatório a inclusão dessas crianças no ensino regular. A escola tem o dever de adaptar-se aos alunos, e não os alunos se adaptarem a escola.
Segundo a Declaração de Salamanca, não remete a inclusão apenas de pessoas com deficiência e sim, todos os grupos de exclusão do processo formal de educação independentemente de suas condições físicas, emocionais, sociais e linguísticas sendo assim, considerada um paradigma educacional.

É necessário sempre ter uma revisão de prática escolar e currículos flexíveis para refletirmos de que forma estamos atendendo esses alunos inclusos na escola. Temos que ter o cuidado de não confundir o simples fato de aceitar a criança na escola e achar que está praticando a inclusão, sendo que inclusão vai bem mais além do a aceitação do aluno que considera-se obrigatório no sistema educacional. O mediador tem sua importância dentro de sala de aula no processo de ensino aprendizagem que auxilia o professor dando um suporte pedagógico.

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