O texto explica o processo histórico da Educação
Especial que, antes os alunos possuíam um atendimento especial substitutivo, e
nos dias atuais, através das diretrizes internacionais, torna-se obrigatório a
inclusão dessas crianças no ensino regular. A escola tem o dever de adaptar-se
aos alunos, e não os alunos se adaptarem a escola.
Segundo a Declaração de Salamanca, não remete a inclusão
apenas de pessoas com deficiência e sim, todos os grupos de exclusão do
processo formal de educação independentemente de suas condições físicas,
emocionais, sociais e linguísticas sendo assim, considerada um paradigma
educacional.
É necessário sempre ter uma revisão de prática escolar e currículos flexíveis para
refletirmos de que forma estamos atendendo esses alunos inclusos na escola.
Temos que ter o cuidado de não confundir o simples fato de aceitar a criança na
escola e achar que está praticando a inclusão, sendo que inclusão vai bem mais
além do a aceitação do aluno que considera-se obrigatório no sistema
educacional. O mediador tem sua importância dentro de sala de aula no processo de ensino aprendizagem que auxilia o professor dando um suporte pedagógico.
Boa reflexão e menção ao texto...
ResponderExcluir