sábado, 29 de novembro de 2014

Debate: Projeto Político Pedagógico.

 Na aula 05, lemos o texto "Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção coletiva", onde através dessa leitura, um debate na turma foi realizado com reflexões sobre.
Ilma Passos Veiga demonstrar neste estudo o entendimento do projeto político-pedagógico como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.
Constantemente, o projeto político-pedagógico é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Nota-se aí um grande erro, já que este plano deve ser construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo dentro e fora da escola.
Todo projeto político-pedagógico é um projeto “político”, já que todo planejamento deve estar intimamente ligado aos compromissos sócio-políticos e com os interesses reais e coletivos da população. Deve também estar obrigatoriamente ligado com a formação de um indivíduo crítico voltado para uma sociedade cada vez mais articulada.
Somado a tudo isto, devemos salientar o plano como um “processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, que não é descritiva ou constatativa, mas constituitiva”. Sua principal garantia de efetivação passa pela autonomia da escola, e a sua capacidade de identificar os vícios e virtudes da mesma. É a unidade escolar que detém o conhecimento relativo à vivência de seus membros. Não competindo aos órgãos tecnocratas a imposição de termos e essências não comuns às instituições.
A organização escolar deve ser pesada de “dentro para fora”. Para que isto ocorra, a escola deve utilizar sua equipe coletiva para a construção de seu projeto coletivo, rompendo assim, com o existente para avançar. É preciso entender o projeto político-pedagógico como uma reflexão do cotidiano escolar. Para tanto, precisa de um tempo razoável de reflexão/ação, com o intuito de se ter um mínimo necessário à consolidação de sua proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário